Alex Moletta
A GIRA DA RAINHA - Fratenal Companhia de Arte e Malas-Artes
Contemplado com o Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, "A Gira da Rainha" fica em cartaz nos parques até o dia 12 de outubro, sempre aos domingos, 11h.
Em tom de comédia musical, A Gira da Rainha conta a história de Maria Padilha, que foi amante de um rei de Castela, em 1350, e acabou dando origem à mítica personagem Pomba-Gira, da umbanda. "Maria Padilha despertou de imediato o nosso interesse como objeto de estudo da cultura popular", diz Ednaldo Freire. "Além do mais, a ambiguidade de um mito marginal, uma espécie de santa às avessas, adorada e eleita como a rainha da sensualidade, traz mais uma vez a reflexão sobre a condição feminina em contraposição ao universo patriarcal."
O desafio da Fraternal foi o de trabalhar o mito de forma profana, sem envolvimento religioso. "A encenação se preocupou em dar um tom de fabulação leiga, de maneira a evitar reconstituições de rituais religiosos, tanto que as músicas foram todas especialmente compostas e embora referendadas nos ritmos tradicionais, nenhuma delas é do seu habitat de origem", explica o diretor. "Além das músicas há uma profusão de alegorias e de linguagens estéticas que são utilizados para a melhor comunicação e celebração de um espetáculo endereçado à praça pública."
A peça é encenada no Palco Itinerante da Fraternal: uma carreta de onze metros de comprimento, com palco de oito metros de largura e sete de profundidade, além de camarins e uma ampla cobertura, que permite abrigar uma platéia de mais de cem pessoas sentadas.
Outras informações sobre o espetáculo e a Fraternal podem ser acessadas no site da companhia:
http://www.fraternal.com.br/wordpress/
Ficha Técnica
Espetáculo: A Gira da Rainha (Comédia Musical)
Direção: Ednaldo Freire
Dramaturgia: Luiz Oliveira Santos e Alex Moletta
Elenco: Aiman Hammoud, Mirtes Nogueira, Roberto Barbosa, Carlos Mira, Mariana Rosa, Fabio Takeo e Daniela Theller
Sinopse: A peça narra a trajetória de Maria Padilha, que de amante de um Rei de Castela, em 1350, transforma-se na mítica Pomba-Gira da umbanda.
Música Original e Direção Musical: Lincoln Antônio e Verlúcia
Preparação Musical e Assistente de direção Musical: Verlucia Nogueira
Figurinos e Adereços: Luiz Oliveira Santos e Vânia Freixo
Assistentes de Cenografia e Adereços: Francisco Kleber C. da Silva e Marcelo Masso
Operador de Som: Gabriel Kavanji
Operador de Luz: Marco Vasconcellos
Cenotécnico: Edson Freire
Temporada: De 08/06/2014 a 12/10/2014
Local: Parques da Cidade (Clique para acessar a programação)
Horário: Aos domingos, 11h
Duração: 75 min.
Recomendação Etária: Livre
Divulgação: Texto Intermídia
3872-9708 / 3807-2660