Till Eulenspiegel

Till Eulenspiegel" é o sexto trabalho do Projeto Comédia Popular Brasileira e o segundo em nossa investigação sobre a comédia épica. Em "Till" os elementos narrativos estão bem mais radicalizados do que em "Iepe", espetáculo anterior que inagurou nossa pesquisa em torno do universo popular das narrativas cômicas. Do ponto de vista da dramaturgia, a narrativa parece-me elemento inestimável não só por reintroduzir a imaginação ativa do público na construção do espetáculo (afinal nem tudo precisa ser representado ou cenografado) mas também por resgatar formas simples e arcaicas que podem ser combinadas com elementos atuais no sentido de estabelecer uma geometria cênica contemporanêa.

Caracteristicas da narrativa como oralidade, não possuir contexto psicológico, ser imagética e não explicativa, podem ampliar as regras do jogo teatral proporcionando um todo anárquico e ao mesmo tempo harmônico como foi nossa busca com esse trabalho.

Sobre o fato de elegermos um personagem da cultura popular alemã, "Till Eulenspiegel", para dar sequência a nossa pesquisa, algumas razões orientaram a nossa escolha. Em primeiro lugar nosso intuito de incorporar personagens da cultura popular universal ã cultura popular brasileira. Assim fizemos com "Iepe", tradicional personagem da cultura escandinava.

Tanto "Iepe"quanto "Till" são personagens quase que totalmente desconhecidos no Brasil. Em segundo lugar, as semelhanças que possui "Till Eulenspiegel" com o nosso tradicional Pedra Malazartes, se é que a origem do nosso Pedro não está relacionada a "Till", já que as histórias do personagem alemão começam a ser contadas ainda no século XIII.

Finalmente as caracteríscticas de "Till", um embusteiro anárquico, diferenciado da casta mais comum de arquétipos cômicos - os tolos e os espertos - nos fizeram escolhê-lo como personagem deste trabalho.

Há também dados simbólicos. "Eulenspiegel" significa literalmente "coruja" e "espelho". Explica-se que este espelho reflete as tolices e loucuras do mundo. E a coruja, símbolo da sabedoria ou sagacidade, coloca à mostra aos homens esse espelho. Assim o personagem da idade média alemã torna-se personagem modelo de nossa contemporaneidade.

Luís Alberto de Abreu

CONHEÇA TAMBÉM A FRATERNAL NAS REDES SOCIAIS